sexta-feira, 3 de julho de 2009

Nós e a crise - 1


Na passada semana gozei umas curtas mas retemperantes férias no Algarve aproveitando para desfrutar de algumas das belíssimas praias. Durante a estada, uma notícia despertou a minha reflexão: produtores de leite reclamavam que as grandes superfícies comerciais vendiam leite oriundo de outros países a preços muito baixos e que eles não conseguiam vender o que produziam, o que estaria a ser ruinoso para o sector. O Ministro Jaime Silva prometeu fiscalização e apelou a um maior consumo de leite e que fosse de origem nacional. Tem sido anunciado que, decorrente da crise que se faz sentir, aumentou muito o consumo de produtos de marca branca nos supermercados. Mas quantos se preocupam quando vão às compras se é ou não produto nacional? Isto significa que as pessoas mudam os hábitos de consumo quando são financeiramente afectadas de forma directa, mas infelizmente, raramente o fazem noutras circunstâncias entendendo que isso deve ser preocupação dos outros. Também foi noticiado que em Maio havia no País cerca de 490.000 desempregados sendo que os inscritos nos centros de emprego do Algarve aumentaram 82 por cento, face ao mesmo mês de 2008, com a região a sofrer a maior subida do país pelo sétimo mês consecutivo. Em Ovar, o desemprego é um flagelo e os inscritos são já 3.780 ultrapassando os 13,2%. O endividamento do País é também um grave problema e o Senhor Presidente da República no seu discurso no 10 de Junho chamava a atenção para esse facto, apelando ao esforço de todos. As receitas do turismo são cruciais para Portugal. É certo que são cada vez menos os portugueses que podem fazer férias mas quem as pode fazer deve ter o gesto patriótico de este ano as gozar em Portugal. Do Minho ao Algarve, dos Açores à Madeira, no campo ou na praia, numa pousada ou no campismo, na tranquilidade de um SPA ou sentindo a adrenalina dos desportos radicais, saboreando a natureza ou usufruindo do requinte de um hotel de luxo, não faltarão motivos de interesse, nem variedade de opções para que, com o seu consumo contribua para estimular a nossa economia, se reduza o défice externo e se criem novos empregos. E porque não passar uns dias no concelho de Ovar, comprando no comércio tradicional ou num centro comercial, usufruindo das extensas praias, pescando ou passeando na Ria, fazendo um piquenique ou caminhada pela mata, saboreando um peixinho grelhado ou deixando-se cair na doce tentação do Pão-de-ló de Ovar?

6 comentários:

  1. Ovar começa é um bom exemplo de maus exemplos no turismo!

    1. Podemos começar pelo proprio site da câmara: Informação demasiado pobre e pouco moderna por forma a chamar a atenção as futuros visitantes destas terras...

    2. Inexistência de uma expressiva noção da rede museulogica do concelho... Cada um puxa por si...
    Mesmo com os avanços que se tem feito, continua faltar ambição!

    3. Posto de turismo mesmo no centro da cidade fechado ao Domingo! Passando por guias turisticos raros ou mal cuidados em termso estéticos...

    etc...

    Poderia passar aqui dia escrever tantas outras situações... Facilmente passava as tais 7 medidas do Dr. Alvaro! ;)

    Soluções ( Porque não é so criticar..):

    Investimento na estruturação da divulgação turistica do Concelho com um todo.

    1. Antes de tudo... o principal!

    Criação do gabinete de comunicação e relações publicas por forma a uniformizar toda a comunicação ds Câmara em geral, e como é logico toda a divulgação turistica. Permitindo uma imagem organizada e profissional!;

    2. Criação de Quiosques interactivos instalados nos diferentes centros das freguesias;

    3. Criação de um DVD de divulgação dos diversos elementos turisticos presentes no concelho;

    4. Criação de um MicroSite dedicado ao turismo em Ovar;

    ETC!! ( Bem já podem vir aqui copiar ideias ! ;) )

    ResponderEliminar
  2. Gostei do comentário. Encaro a discussão e a partilha de ideias como um contributo importante para a melhoria contínua. Espero brevemente escrever especificamente sobre o turismo no nosso concelho.

    ResponderEliminar
  3. Depois do nosso amigo/a OVAR ALERTA! Aqui vai Bons exemplos a aplicar nas nossa magnificas praias, e que podem copiar ( mas com "jeitinho") para bem da terra!

    Desporto e Cultura....

    - Bibliotecas de Praia

    (Disponibilização de jornais, revistas e literatura em geral, direccionada a todas as faixas etárias de população, criando ainda um espaços apropriados, como por exemplo esplanadas e mesas de leitura, permitindo ainda sendo possível solicitar por empréstimo os títulos pretendidos)

    - Uniformação e criação de Circuito Lúdico-Desportivo

    (Actividades com insufláveis, frisbee de praia, basquetebol e voleibol de praia, etc..)

    - Criação de uma extensão do festival OVARVÍDEO denominado OVARVÍDEO N'PRAIA (Por exemplo)

    (Permitia trazer as areias das nossas praias o melhor das produções nacionais e internacionais de cinema e Vídeo.)

    etc...

    Já agora aqui vão alguns bons sites de câmaras Municipais... Onde o Turismo esta bem presente...


    http://www.cm-seia.pt
    http://www.cm-manteigas.pt
    http://www.cm-almeida.pt
    http://www.cm-albergaria.pt/ ( Um bom exemplo da mesma plantaforma que o de Ovar... Mas com muito mais atenção a tudo!)

    ResponderEliminar
  4. Sr.Dr.David Almeida, do pouco que lidei consigo deu para ver que é uma pessoa séria. E ter aguentado as cenas do Dr.Manuel Oliveira não deve ter sido fácil, mas a vida é assim e nem todos os politicos são equilibrados. Força neste seu novo percurso e não desanime com a campanha que está em curso para denegrir a sua imagem.

    ResponderEliminar
  5. Bem visto, mas penso que não deve ser esquecido o acesso da pousada da juventude ao Furadouro; passeios e ciclo via e uma rotunda que se calhar tinha sido mais urgente que a que foi feita mais a frente. Isto porque os jovens tambêm são turistas e precisam de segurança efectiva.

    ResponderEliminar
  6. Um dia fui do ps e não tenho orgulho nisso3 de setembro de 2009 às 21:10

    As sugestões são boas e parecem ser faceis de realizar. Mas temos consciencia que é areia a mais para a camioneta da divisão de cultura e turismo e para a senhora vereadora.
    A nossa volta tudo muda e evolui Ovar parou no tempo.
    Para a maioria dos portugueses a palavra evolução é " um bicho estranho e temido"

    "Abril é evolução" foi revolução mas a mentalidade ficou a mesma.

    ResponderEliminar