terça-feira, 28 de junho de 2011

Falta de passageiros leva Espanha a suspender algumas ligações na alta velocidade


"Espanha vai suspender os três trajectos do comboio de alta velocidade que ligam Toledo, Cuenca e Albacete.

A partir de 1 de Julho, a Renfe, empresa concessionária da rede ferroviária em Espanha, anunciou a suspensão dessas ligações por falta de passageiros. As ligações foram iniciadas em Dezembro último.

Ao mesmo tempo que suspende essas ligações, a Renfe aumentará de onze para treze as frequências do serviço entre Avant e Toledo e Madrid.

O director-geral da área de passageiros da Renfe, Enrique Urkijo, citado hoje pelos jornais espanhóis, falou mesmo em seis meses de serviço como "um desastre", já que contava com apenas nove passageiros por dia, dos 2.190 viajantes potenciais em ambos os sentidos." In BPI Online de hoje.

Há alguns anos consultei o projecto do TGV (RAV) para Portugal e não tenho dúvidas que as previsões de utilizadores por ano está claramente sobre-avaliada e a Rede de Alta Velocidade será outro "elefante branco" com défices de exploração incomportáveis e a financiar por todos nós via Orçamento Geral do Estado. A única ligação que poderá fazer sentido, é Lisboa Madrid, mas apenas por razões estratégicas pois também não terá uma exploração rentável. A modernização da linha do Norte e a aposta nas potencialidades dos Alfa e Intercidades que podem circular a muito maior velocidade do que a actual, a supressão de todas as passagens de nível que ainda existem, a correcção do traçado onde as curvas são mais acentuadas e a criação de corredores de ultrapassagem são a aposta adequada à dimensão geográfica e populacional do País e compatível com a realidade económica e financeira. Além disso, não teria o impacto paisagístico, ambiental e de destruição de riqueza existente que o novo traçado da RAV acarretaria, especialmente nas zonas litorais no traçado Porto-Lisboa. Esperemos que a actual crise possa pelo menos ter a virtualidade de obrigar a corrigir tamanho erro!

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