terça-feira, 28 de junho de 2011
Portugal de olho na Grécia
A Grécia está pelas piores razões no centro das notícias internacionais de hoje. A insustentabilidade do despesismo incontrolado do Estado, as injustificáveis benesses aos funcionários públicos e políticos, o clientelismo e a corrupção levaram o berço da democracia à contestação social e ao caos. As consequências poderão atingir proporções inimagináveis e fazer a Grécia entrar em bancarrota e mergulhar numa guerra civil. Mas se isso acontecer, também outros países em dificuldades como Portugal e a União Europeia sofrerão fortemente. O designado "efeito dominó" no sector financeiro pode ter consequências gravíssimas ao nível europeu e até mundial. Na passada semana, as medidas restritivas da Administração Obama relativamente à Grécia reflectem esse enorme receio de contágio mundial. Oxalá que os partidos políticos em Portugal e as centrais sindicais, conscientes do muito peculiar momento histórico que se vive, estejam à altura das suas enormes responsabilidades para que se mantenha a paz social no País.
Falta de passageiros leva Espanha a suspender algumas ligações na alta velocidade
"Espanha vai suspender os três trajectos do comboio de alta velocidade que ligam Toledo, Cuenca e Albacete.
A partir de 1 de Julho, a Renfe, empresa concessionária da rede ferroviária em Espanha, anunciou a suspensão dessas ligações por falta de passageiros. As ligações foram iniciadas em Dezembro último.
Ao mesmo tempo que suspende essas ligações, a Renfe aumentará de onze para treze as frequências do serviço entre Avant e Toledo e Madrid.
O director-geral da área de passageiros da Renfe, Enrique Urkijo, citado hoje pelos jornais espanhóis, falou mesmo em seis meses de serviço como "um desastre", já que contava com apenas nove passageiros por dia, dos 2.190 viajantes potenciais em ambos os sentidos." In BPI Online de hoje.
Há alguns anos consultei o projecto do TGV (RAV) para Portugal e não tenho dúvidas que as previsões de utilizadores por ano está claramente sobre-avaliada e a Rede de Alta Velocidade será outro "elefante branco" com défices de exploração incomportáveis e a financiar por todos nós via Orçamento Geral do Estado. A única ligação que poderá fazer sentido, é Lisboa Madrid, mas apenas por razões estratégicas pois também não terá uma exploração rentável. A modernização da linha do Norte e a aposta nas potencialidades dos Alfa e Intercidades que podem circular a muito maior velocidade do que a actual, a supressão de todas as passagens de nível que ainda existem, a correcção do traçado onde as curvas são mais acentuadas e a criação de corredores de ultrapassagem são a aposta adequada à dimensão geográfica e populacional do País e compatível com a realidade económica e financeira. Além disso, não teria o impacto paisagístico, ambiental e de destruição de riqueza existente que o novo traçado da RAV acarretaria, especialmente nas zonas litorais no traçado Porto-Lisboa. Esperemos que a actual crise possa pelo menos ter a virtualidade de obrigar a corrigir tamanho erro!
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Allgarve - um triste exemplo de péssimo serviço público
Nos últimos tempos tenho andado a recuperar as férias que tinham ficado por fazer nos anos anteriores. Como o nosso Presidente da República tem apelado a consumir português pareceu-me bem neste início de Verão ver o que o Algarve tem para oferecer. Fiquei de boca aberta! Então não é que a menina dos olhos do turismo português, nesta data apenas tem a Guia de Eventos de Maio11? Como é possível tanta displicência e desleixo num portal de promoção do turismo do Algarve (www.visitalgarve.pt)? De que serve ao turista português ou estrangeiro, a tabela das marés de Maio ou os eventos culturais já realizados? Apenas a referência à Fiesa - Feira Internacional de Esculturas em Areia em Pera e às Dez Monumentais Esculturas Britânicas da colecção Berardo em Vilamoura se mantêm actuais. Como é possível que a Região de Turismo do Algarve com uma estrutura orgânica pesada de mais de 100 pessoas que inclui um Presidente de quem depende o Programa Allgarve, mais 4 Vice-Presidentes, Gabinete de Apoio ao Programa, de Gestão de Qualidade, de Contabilidade, Economato, Tesouraria, de Marketing com serviços de Comunicação e Imagem, Promoção e Animação, Investimento e Desenvolvimento e Informação Turística, que nos custam a todos nós mais de 8M € por ano, em pleno Verão apenas tem a agenda de Maio? Acordem!!! Toda a programação do Verão já DEVIA estar publicitada há muito! Um projecto financiado pelo Turismo de Portugal e pelo Algarve Digital e com conteúdos completamente desactualizados? Aqui fica a minha pública indignação e o apelo à comunicação social nacional para que denuncie esta vergonha escandalosa!
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Estado anquilosado
Notícias de hoje dão conta que uma auditoria da Inspecção-Geral das Finanças (IGF) às despesas do Ministério da Justiça detectou diversas irregularidades. Foi dado destaque a "minhoquices" embora algumas caricatas, como o pagamento de 165 mil euros em excesso de subsídio de compensação a magistrados jubilados já falecidos. Mas o que mais me espantou (acho que já nada me devia espantar) é que o próprio Ministério da Justiça ao processar o subsídio de fixação atribuído aos magistrados judiciais e do Ministério Público e o suplemento de fixação dos funcionários judiciais que prestam serviço em comarcas periféricas não tenha feito a devida retenção de IRS. Só em 2009 a IGF estima que o IRS em falta tenha sido de 4,9 milhões de euros!
terça-feira, 21 de junho de 2011
Paulo Macedo, novo Ministro da Saúde
Paulo Macedo, novo Ministro da Saúde renunciou ao cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração Executivo, bem como todos os demais cargos sociais que exercia no Grupo Millennium BCP. As remunerações que lá auferia seriam seguramente muitíssimo superiores às que irá receber como Ministro. Subscrevo na íntegra a opinião de Medina Carreira que referiu que pessoas assim, dão uma confiança acrescida pois não dependem financeiramente da política. O seu desempenho como Director Geral das Contribuições e Impostos fazem-me ter muita esperança que finalmente alguém consiga rigor na gestão e controlo nas contas do Ministério da Saúde, definindo prioridades adequadas aos recursos financeiros que é possível mobilizar, maximizando a qualidade deste serviço essencial.
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Machista?
Há já algum tempo que tenho recebido várias reclamações sobre o teor de alguns dos meus "posts". Carme Chacón, Gabriela Ventura, Soraia Chaves e a última referência a Bo Derek valeram-me críticas de machismo e quase me iam custando uma noite no sofá! Sinceramente acho que a crítica é injusta. Ou também será machismo, quando em cortesia abro a porta do carro (mesmo sem este ser novo)? Pelo sim pelo não, nesta fotografia da Bo Dereck a cavalo, ela está vestidinha. Quanto aos posts com as fotografias, nomeadamente de Carme Chácon e Soraia Chaves eu acho que estão a levar a questão muito a peito!
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Candidatos a magistrados - uma grande lição!
Hoje é notícia nacional de relevo, terem sido apanhados a copiar num exame, 137 futuros juízes! Como punição foi-lhes atribuída nota 10. Recordo-me a despropósito, que também à Bo Derek lhe tinha sido atribuída nota 10 pela participação num filme conhecido em que aparecia nua a cavalo. Talvez a escala não fosse a mesma. Mas vamos à grande lição para estes futuros magistrados! Primeiro: se prevaricarem, não sejam totós, tomem todas as precauções para nunca se deixarem apanhar;
Segundo: Quando vierem a julgar alguém, tenham sempre presente como atenuante o velho ditado popular "a ocasião faz o ladrão" e o grande princípio bíblico de "quem nunca errou que atire a primeira pedra"; Terceiro: se prevaricarem confiem sempre na justiça, pois nunca vos há-de acontecer nada!
Segundo: Quando vierem a julgar alguém, tenham sempre presente como atenuante o velho ditado popular "a ocasião faz o ladrão" e o grande princípio bíblico de "quem nunca errou que atire a primeira pedra"; Terceiro: se prevaricarem confiem sempre na justiça, pois nunca vos há-de acontecer nada!
quarta-feira, 8 de junho de 2011
O futuro do PS
In Bpionline: Ao partido que José Sócrates secou ideologicamente, está reservado um corpo-a-corpo letal: consigo próprio. Durante os últimos anos o clube de amigos de Sócrates que ocupou a liderança do PS quis transformar-se no próprio Estado. Sócrates desejava ser Sandman, o homem-areia. Esteve quase a conseguir sê-lo. O PS de Sócrates moldaria o Estado e este moldaria o PS. O novo PS parecia ter ido beber o seu suco ideológico à "terceira via" de Tony Blair. Errado: queria apenas ser o Partido Revolucionário Institucional nacional. Sem o Estado, afastado Sócrates, o PS parece uma árvore seca: não tem ideias e vai ter de encontrar novamente uma fonte de juventude ideológica. Não está só. Em toda a Europa a esquerda que ocupou o centro e geriu a nova realidade da democracia de consumo global, esvaiu-se. Ficou sem forças e sem ideias. O PS não entendeu esta crise económica e o alçapão que ela colocou por debaixo de líderes de países mais frágeis. E Sócrates ficou preso por aquilo que o antigo ministro britânico, David Owen, chama o Síndrome da Presunção: deixou de escutar, só ouvindo aquilo que uma qualquer voz celestial lhe comunica. O PS reduziu a política democrática a um exercício de confrontação partidária, não ideológica, e isso leva a que se tenha dissolvido numa inexistência militante. Esta crise financeira colocou problemas aos partidos socialistas como nunca existiram: da anemia do Estado social ao desemprego galopante. Seco por Sócrates, o PS deixou de ter o elixir das respostas. Conseguirá encontrá-las?
terça-feira, 7 de junho de 2011
"Primeiro-ministro da crise islandesa" está sentado no banco dos réus
In Bpionline: O antigo primeiro-ministro islandês Geir Haarde está hoje em tribunal, acusado formalmente de ter contribuído para a crise, ao não conseguir evitá-la, e de ter falhado nos seus deveres para lidar com as consequências.
Com 60 anos, Haarde é o primeiro chefe de governo a ser julgado pela mais recente crise na Islândia. É, aliás, a primeira pessoa levada perante o Landsomur, um tribunal criminal especial criado em 1905 para julgar as acusações contra ministros do governo islandês.
O ex-líder do Executivo islandês rejeita todas as acusações. No entanto, se for considerado culpado, pode ser condenado a uma pena de prisão, salienta a Associated Press.
O Parlamento da Islândia decidiu, em Setembro passado, acusar formalmente Geir Haarde por ter alegadamente fracassado no dever de evitar a crise de 2008. Esta crise gerou uma forte contestação social no país e fez cair o governo, lembra a mesma fonte.
O Executivo de Haarde caiu no início de 2009, durante a onda de protestos públicos. Três meses antes, o primeiro-ministro tinha dito aos cidadão que, após a implosão do sistema bancário do país, deveriam ir pescar.
“Somos um país demasiado pequeno para sustentar um sistema bancário de tão grande dimensão”, afirmou Haarde em Outubro de 2008. “Temos fantásticos recursos e uma abundância de energia verde e agora iremos utilizar tudo isso e os restantes recursos de que dispomos – o mar e o capital humano”, salientou Geir Haarde logo a seguir à nacionalização dos três maiores bancos da Islândia.
“Ficaremos bem. Podemos comer aquilo que pescarmos”, acrescentou o então primeiro-ministro. Mas o povo não lhe perdoou a crise e o governo caiu mesmo.
Recorde-se que a Islândia tem estado a travar um braço-de-ferro com o Reino Unido e a Holanda relativamente a mais de cinco mil milhões de dólares perdidos por cidadãos daqueles dois países que tinham depositado as suas poupanças no banco islandês Icesave, que faliu em 2008.
Com efeito, num referendo nacional em Abril, o povo islandês rejeitou um acordo de reembolso daquele dinheiro aos dois países, dizendo que se recusava a pagar pelos excessos dos seus banqueiros. Tanto o Reino Unido como a Holanda anunciaram que lutariam para reaver o seu dinheiro.
Presidente da Câmara das Caldas da Rainha no Prós e Contras
Absolutamente esclarecedora esta intervenção sobre opções da gestão da água, taxa de IMI, etç e que aconselho vivamente a rever (Prós e Contras de hoje). Um excelente exemplo na gestão municipal. Os meus sinceros parabéns!
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Belmiro de Azevedo: "José Sócrates vai para o livro do Guinness"
In Bpi Online: Belmiro de Azevedo criticou duramente o trabalho de José Sócrates, acusando-o de "não ser um primeiro-ministro" mas sim o "chefe de um grupo de empregados".
Questionado sobre o ministério com pior desempenho durante o mandato de José Sócrates, Belmiro de Azevedo foi peremptório: "Todos. Porque só havia um ministro: José Sócrates". "Até o Teixeira dos Santos ultrapassou e ignorou", acusou Belmiro de Azevedo.
Para o empresário "não há exemplo de alguém ter feito tanta coisa tão mal feita em tão pouco tempo. Ele [José Sócrates] vai para o Guinness", afirmou.
Redução no tráfego da internet e aumento da produtividade
Segundo o INE, o barómetro instantâneo que mede a produtividade nos serviços teve um súbito incremento esta manhã. A explicação avançada pelo Instituto Nacional de Estatística é que se acabaram os emails em circulação com as anedotas sobre Sócrates bem como os da divulgação das escandaleiras conhecidas. A Associação dos Fornecedores ISP informaram que a redução do tráfego na internet foi de quase 90%.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
"Sereia" Chaves
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Feios, Porcos e Maus (não é piada política)
Aqui fica uma versão muito agradável da música deste filme de culto.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Previsão de abalo sísmico em Portugal a 5 de Junho
O Instituto de Meteorologia prevê a ocorrência no próximo domingo de um sismo político de elevada intensidade, com epicentro no Largo do Rato em Lisboa. Segundo o mesmo, um edifício histórico ali situado, com mais de 37 anos, pode ser afectado até aos alicerces ou mesmo ruir, provocando inúmeras baixas, prevendo-se ainda que sejam necessários muitos anos para a sua reconstrução. A protecção civil faz apelos de última hora para que os portugueses protejam os seus bens, busquem maior segurança e se afastem o mais possível daquele perigoso local.
Subscrever:
Mensagens (Atom)