O Estado transferiu pelo menos 250 milhões de euros para 31 das 639 fundações existentes. Deste montante, 90% foi para quatro fundações. Berardo recebe 270 mil euros por mês.
A Fundação para as Comunicações Móveis, a do CCB, a Fundação Serralves e a Fundação Berardo receberam 222 milhões de euros em cinco anos.
Os cálculos do Diário de Notícias, que analisou a informação publicada em Diário da República, mostram que este valor corresponde a 90% do total de 250 milhões de euros atribuídos a 31 fundações de direito público e privado entre 2005 e o final do primeiro semestre de 2010.
De acordo com o mesmo jornal, a fundação Colecção Berardo recebe 270 mil euros por mês, destinados a financiar despesas correntes, eventos e aquisição de obras.
Esta é a terceira das entidades do Fundo de Fomento Cultural que mais recebe, logo a seguir às fundações Serralves e Centro Cultural de Belém.
Trata-se do retrato de uma parte das 639 fundações existentes, que contam com uma forte presença de responsáveis políticos nos seus orgãos sociais.
O Tribunal de Contas tem recomendado alterações legislativas que disciplinem e regulamentem a criação e a atribuição de isenções e benefícios fiscais a estas entidades.
Por Catarina Almeida Pereira in Jornal de Negócios de 15/4/2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário