Não se vislumbra que este meio de transporte se torne acessível à generalidade da população, ficará para uns tantos privilegiados, embora todos tenhamos que o pagar. É justo?
Texto de Alberto Santos disponível em http://quiosque.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ae.stories/21310
Caro Zé David
ResponderEliminarSem dúvida que o TGV é um meio importante de ligação entre os europeus. No entanto, em plena crise, com o desemprego a crescer mês para mês, ano para ano, longe de se conseguir ver o fim desta, parece-me no minimo extemporânea a dedicação a esta causa por parte de alguns politicos. A promoção do emprego pelo Estado poderá ser feito de outras formas que impliquem um menor custo e ao mesmo tempo cujo beneficio seja mais imediato e seguro.
Relativamente à questão do preço do transporte, que julgo saber (ida e volta de Porto a Lisboa) €80,00, o seu custo não será excessivo para os franceses, ingleses e outros cidadãos europeus, e talvez para meia duzia de cidadãos portugueses que podem comportar tal custo.
No que concerne ao tempo de viagem, coloco sérias reservas, senão vejamos: meia hora de diferença, segundo os ultimos dados que conheço relativa ao Alfa. O preço do Alfa terá pelo proprio mercado de ser reduzido. Assim, compensará apanhar um TGV para fazer pouco mais de 300 km por simples 30 minutos?
Para quando o retorno do custo/beneficio de tal investimento? Tal como a agua no nosso concelho, temo que este seja um projecto que irá ser pago o peso de ouro por todos os nossos descendentes.
Para percorrer 300 quilómetros os Portugueses irão poder escolher entre três auto-estradas (todas com portagem), o TGV, o Alfa, o Intercidades e ainda o avião! Muitas contas teremos que fazer para decidir qual o mais económico.:)
ResponderEliminar