terça-feira, 13 de julho de 2010

“dívida total da economia perto dos 350% do PIB”

O sistema financeiro português continua debaixo de fogo. Primeiro, foi a Moodys a baixar o rating de Portugal em dois níveis. Depois, foram as declarações ao Finantial Times do analista do Royal Bank of Scotland. De pouco valem as palavras tranquilizadoras do Presidente da República, do Ministro das Finanças e do Primeiro Ministro. Compreendo a necessidade, mas são inóquas as declarações de "virgem ofendida" quando todo o sistema está completamente dependente do financiamento externo. Não ficarei surpreendido se surgir um PEC3 e nele se recorrer à poupança forçada, nomeadamente através do Subsídio de Natal. Aqui fica a notícia do Jornal de Negócios com a transcrição das declarações daquele analista.

"O Royal Bank of Scotland afirma que Portugal tem uma baixa taxa de crescimento nominal "crónica" e que os bons resultados das medidas de austeridade "são pouco relevantes". Por estes motivos, o Royal Bank of Scotland considera que o “rating” da dívida portuguesa devia ser, no mínimo, “BBB”.

O banco sublinha o facto da “dívida total da economia estar perto dos 350% do PIB”. “Isto significa que o ajustamento [de Portugal] a um mundo com maior risco vai ser doloroso e que [a situação portuguesa] precisa de ser cuidadosamente gerida pela autoridades europeias”, escreve o analista Harvinder Sian no “Financial Times”.

A escassez de financiamento internacional explica porque é que a dependência da banca portuguesa do Banco Central Europeu tem vindo a aumentar tão rapidamente. O recurso ao BCE quase duplicou entre Abril e Maio para um total de 36,8 mil milhões de euros. Existe algum recurso interno que ajude a aliviar estas preocupações? Não. Isto não significa que Portugal esteja terminado. Significa apenas que Portugal vai depender do BCE e do norte da Europa durante o seu processo de ajustamento”, escreve ainda o analista do Royal Bank of Scotland."

Sem comentários:

Enviar um comentário