segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Saia antes que eu me passe

A excelente série portuguesa "Conta-me como foi" retrata muito bem a realidade socio-política do final do Estado Novo e os cuidados com o guião, adereços e demais enquadramento, têm sido notáveis. No episódio de ontem o casamento de uma jovem com um padre foi um tema que mesmo sem o impacto dessa época, ainda hoje se diria "fracturante". Há uma década atrás, provavelmente seria assunto "tabu" e no início da década de 70, seria abordado como tema "proibido". Pois é, as palavras também estão sujeitas a modas. E neste último episódio, um pequeno detalhe escapou ao habitual rigor histórico. A certa altura o actor Carlos Guilherme, no papel de encolerizado pai da jovem, gritou ao padre "saia antes que eu me passe!". No início da década de 70, provavelmente o que teria dito seria "saia antes que eu perca a cabeça!".

1 comentário: