segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Eleições Presidenciais: que escolha tão difícil!!!

Estamos no final da campanha para as presidenciais e estou com muita dificuldade em escolher o melhor candidato. É que todos eles têm algumas características que me agradam. Eu gosto muito de ilusionismo e de humor e da Madeira saltou um Coelho da cartola. À falta dos Gato Fedorento e do Contra Informação,José Manuel Coelho daria muito colorido à política portuguesa! Também sou um fervoroso adepto das novas tecnologias. Eu não conhecia Francisco Lopes, mas ao ouvi-lo traz-me à memória as saudosas cassetes de fita, mas agora com música de alta definição e uma imagem Full HD em suporte Blu Ray. Seria por isso também uma boa opção Hi Teck! Gosto muito de ouvir Defensor Moura e a sua cruzada contra a corrupção. É um tema que preocupa a maioria dos portugueses (dizem). Sei que na AR ele está muito condicionado, mas se fosse PR tenho a certeza que aí seria muito diferente. Além disso, ele é médico. Ainda há dias, interrompeu a campanha para participar na AR no debate sobre a Saúde. Parece que também há para aí um despesismo nos hospitais... Então não seriam razões mais que suficientes para o escolher para PR? E Manuel Alegre que é um poeta? Percebe de literatura e todos reconhecem como a política anda carente de cultura. De há uns anos a esta parte, só falam de crises e de números. A falta que faz alguém na PR que tivesse lido o que Guerra Junqueiro, Eça de Queirós e outros escreveram sobre os políticos portugueses! Depois, Portugal vive um momento dífícil, com um Governo minoritário e faz falta alguém capaz de consensos. Quem como Manuel Alegre, conseguiria a proeza de ter Deus e o Diabo (os personagens são de interpretação livre) a apoiá-lo entusiasticamente? Por isso, Manuel Alegre é sem dúvida um excelente candidato! Mas talvez por eu ser economista, tenho uma grande admiração por Cavaco Silva. Este, fez um belíssimo mandato, onde a relação com o Governo foi exemplar, escutando-se reciprocamente sempre que necessário. Teve a experiência de ter recebido o FMI quando nos visitaram na década de 80, se não fosse o tempo que esteve à frente da pasta das Finanças, depois como Primeiro Ministro e agora como Presidente da República, já onde isto iria! Aliás, quem não se lembra quando em 2006 ele nos prometeu que ia lutar por um futuro melhor para Portugal? E mais, ele já disse que agora ainda vai ser mais a sério! Ah, lembrei-me de outro argumento: Paulo Portas disse na grande entrevista a Judite de Sousa, que seria nele que confiava o seu dinheiro. Por isso, será seguramente uma opção extremamente acertada e de sucesso garantido! E há ainda Fernando Nobre, também médico, um humanista preocupado com as causas sociais que também muito me tocam. Ele tem qualquer coisa de fascinante que eu bem compreendo: caminha junto ao abismo sem se atemorizar! Hoje, usou palavras semelhantes às que usei numa entrevista em 2007: "que as pessoas deviam pensar pela sua cabeça e não andar acarneiradas". Olha-se e vê-se através dele. E tem uma vasta experiência na AMI, ajudando as pessoas que vivem em países no limiar da pobreza ou na mais completa indigência. Por isso, quem melhor do que ele para a Presidência da República Portuguesa em 2011?

6 comentários:

  1. Agora é que eu fiquei baralhado Dr. David Almeida!
    Cavaco é economista, logo talvez fosse mais indicado para 1º Ministro. Se não fosse PR porventura seria um Administrador da SLN?
    Alegre é poeta, ..., e um romântico da velha esquerda. Quem for 1º ministro teria dificuldade em o aturar!

    O Coelho é muito simpático e só diz verdades: é contra-indicado para um lugar de diplomacia como o é a PR.
    Nobre, é um D. Quixote, que aponta alguns objectivos certeiros (redução do nº de deputados, ...). Acho que tal como Coelho, teria alguma dificuldade em encaixar no lugar de PR.
    Defensor Moura seria para mim o candidato certo no lugar certo: é assertivo, é íntegro, é dialogante, tem bom senso, e tem objectivos importantes, como o da regionalização.
    Como ainda por cima é Minhoto, vai ter o meu voto! :))
    Abraço
    Manuel Alves

    ResponderEliminar
  2. Amigo Manuel Alves quando passar em direcção a Norte, passe por cá para tomarmos um café. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. E porque não mesmo o Defensor Moura? Se mantiver a integridade que sempre mostrou ter porque não? Deve ser de todos o que melhor obra realizou!!!!!!
    Pode não ganhar, mas pelo menos proporcionava uma segunda volta e depois se veria, porque não?

    ResponderEliminar
  4. Pois para mim o que mais deve relevar na honorífica figura de um PR é a sua personalidade, feitos humanísticos decorridos (se humanitários melhor), integridade e projecção extra-fronteiras (esta fulcral quando urge recolher todas as migalhas em prol da confiança internacional). E todas estes atributos tem-nos Fernando Nobre de sobejo. Eis porque não vou - parafraseando o Dr. David Almeida - "acarneirar" nos votos óbvios: porque me orgulho da minha retina alcançar um espectro cromático mais amplo que o rosa e o laranja; porque considero que a eleição presidencial deve ser, antes de tudo o mais, um voto no INDIVIDUO.

    ResponderEliminar
  5. David, parece que descreveu um arco íris no país carregado de nuvens negras. De facto, a campanha é muito mais circense do que o país. Noutro prisma, independentemente da alusão ao circo, é também muito mais estúpida.
    Julgo que nos estão a tratar como se fossemos otários. E nem falarei do governo.
    O candidato Cavaco Silva parece andar a fazer campanha com a segurança e recursos (e.g., carro) da presidência da república. Se for legal é de duvidosa ética.
    O Coelho parece ser menos tonto do que parece e está a ter um papel muito importante, apesar de não ter o perfil que eu julgo necessário para ser PR. Está a descoser o novela da treta que está montado. Isso é positivo.
    O Defensor de Moura apenas ataca como um cão raivoso. Sem mais. Vazio.
    O Fernando Nobre terá um papel mais adequado na sociedade se continuar a presidir à AMI. Está a entrar numa perspectiva messiânica e populista que não me agradam. E admiro-o muito. Até tenho um livro dele e já trabalhei na AMI como voluntário. Fica a nota.
    O Francisco Lopes é...isso mesmo David.
    O Alegre...bem, que triste figura! Ontem disse que a escolha no dia 23 será entre a democracia e o autoritarismo. Pois...
    Sinceramente, perdi a paciência para aturar este país há já algum tempo. Continua tudo na mesma. Parece brincadeira.
    Talvez vote no Coelho ou em branco. Mas votarei.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Amigo José David
    Como comentar? O descrédito reina numa grande parte das cabeças da classe média (pobre)Portuguesa! A desconfiança impera na sociedade quem escolher para representar o nosso Povo e um País? Economistas, Poetas e Filósofos estamos fartos ninguém teve a coragem de acabar com uma série de reformas milionárias, rendimentos chorudos tudo á conta de um povo que trabalha e depois ainda pedem mais sacrifícios! Não amigo José David.
    Estou farto
    Para mim irei cumprir com o meu dever de cidadão mas o meu voto será de revolta para com estas pessoas que na frente de um povo prometem e portam-se de uma forma e depois na realidade são outra.
    Voto de protesto Coelho.
    Pelo menos tem a coragem de desmascarar e enfrentar estes senhores defensores de uma democracia, que na minha opinião é doente.
    Estes Politicos, sabem bem quando querem efectuar reformas escolher ou servir como modelo, exemplos de outras reformas de Países Europeus, mas não sabem ver por exemplo que na Suíça as reformas mais altas são de 1700 Euros e ninguém ganha mais que isso, isto é um exemplo.
    Reparem para onde vão os Secretários e os Ministros quando saem do Governo, Caixa Geral de Depositos, Refer, Edp, Lusoponte, etc, isto é ou não um ninho de cobras que andam sempre enleadas umas nas outras?
    E não falando na corrupção isso então!!!!!
    Onde está a lealdade e a verdade dos Governantes deste País?
    Eu voto Coelho.
    Um abraço
    Carlos Mendonça

    ResponderEliminar