segunda-feira, 9 de abril de 2012

Água - um verdadeiro negócio da China

A Ministra Assunção Cristas afirmou que para o sector das águas ser sustentável, o preço terá que subir. A Ministra explicou que a água em alta do Porto é paga a 0,34 cêntimos, em Lisboa a 0,43, e em Trás-os-Montes a 0,66 cêntimos, "e, ainda assim, para reflectir o custo teria de ser acima de um euro. É um desiquilíbrio muito grande". "Água em alta" designa os sistemas de captação, tratamento e abastecimento dos centros de distribuição. "Água em baixa" são os sistemas de distribuição ao consumidor final. Antes da concessão à ADRA, Ovar comprava cerca de 20% do seu consumo de água às "Aguas do Douro e Paiva e ás Águas do Carvoeiro, a preços idênticos ao Município do Porto. Os restantes 80% da água consumida eram provenientes de captações próprias cujo custo de produção oscilava entre um terço e metade daquele custo. Agora, o porquinho "Aguas de Portugal" vai acabar de engordar e quando estiver bem gordinho, há-de aparecer um "chinês" para o comprar. Desculpem o lapso. Não se vai vender a água. É uma concessão. Para uns 50 anos. Para português pagar em suaves mensalidades até os netos ficarem de olhos em bico.

3 comentários:

  1. O negócio da ADRA foi um aborto made in CMO. O senhor esteve contra isso e esse NÃO ao partido e SIM à terra que defendia deve-lhe ter custado a carreira politica, mas é de louvar a sua postura. Escandalo maior vai ser quando o actual presidente da CMO sair do poleiro e rumar à ADRA. Serão só boatos? Em breve se saberá....

    ResponderEliminar
  2. Mantenho intacta, ou melhor, reforçada, a convicção que foi um erro estratégico enorme,cujo preço ficaremos a pagar durante décadas, para não dizer "ad eternum". A adesão à ADRA não era uma inevitabilidade e muito menos nos termos em que foi feita. Para nosso bem e das próximas gerações, seria bom que eu estivesse errado.

    ResponderEliminar
  3. Clarinho como a água que a negociata da água em Ovar foi uma vez mais a evidência daquilo que o partido socialista tem sido especialista em fazer:- contas de subtrair. Foi assim em Ovar, foi assim na generalidade no país inteiro. Foi um fartar vilanagem, tudo delapidam, tudo roubam. E o povo mal informado vai pagando e ....votando.

    ResponderEliminar