terça-feira, 30 de junho de 2009

Nova gestão das águas: afinal não é consensual

Ovar foi o primeiro município a rejeitar o projecto. O PS contestou na Murtosa, Estarreja e Aveiro o novo modelo de parceria para a gestão das redes em baixa de água e saneamento. Em Aveiro e Estarreja a discussão encontra-se adiada. Anadia já tinha decidido manter-se de fora. Espinho que inicialmente tinha integrado o estudo abandonou a parceria. Agora foi a Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro que chumbou o projecto. Este voto contra poderá ter implicações em Águeda face à deliberação condicional. Será preciso reformular o estudo económico. O projecto pode ruir pela base...
Não se entende ou não se quer entender a falácia do modelo em que são os consumidores que pelas gravosas tarifas alimentam a "galinha dos ovos de ouro"? Não estaria na hora de rever o modelo, introduzindo pressupostos e condições mais consentâneos com a realidade social e a profunda crise económica e financeira que o País atravessa? Não estaria na hora de se ser menos egoísta e mais solidário com as gerações futuras? Num bem e serviço essenciais, em regime de quase monopólio, os municípios devem ter uma lógica mercantilista e pugnar pelo maior encaixe financeiro ou orientar-se por políticas socialmente responsáveis, promovendo o fornecimento de água de qualidade e prestando o melhor serviço ao mais baixo custo?

6 comentários:

  1. Ja chega de Políticos o Politiquices em que cada um defende os seus próprios interesses. Sempre vi o Zé dDavid como um Político empenhado em defender o povo e representa-lo da melhor forma possível. Visto isto, tem o meu apoio incondicional e deveria ter o apoio de todos, visto que mudar para melhor e diferente é sempre o caminho a seguir.
    Este país cansado e destruído precisa de pessoas sérias e empenhadas como o senhor

    ResponderEliminar
  2. No concelho de Aveiro circula já um abaixo-assinado sobre a gestão das águas no município. O texto da petição pode ser visto aqui:

    www.peticao.com.pt/gestao-da-agua-em-aveiro

    ResponderEliminar
  3. Se esta nova gestão das águas não é consensual e se o projecto tem revelado lacunas graves é esta a altura para reverter a situação! Até porque agora ainda se vai a tempo! Agradeço ao Sr. Vereador por ter sempre presente o bem-estar dos cidadãos de Ovar e não alinhar nas estratégias "sem pés nem cabeça" que tantas vezes se tentam aprovar... Continue com muita força porque tem aqui muitos apoiantes que seguem o seu trajecto político e que comprovam o bom trabalho que tem feito!

    ResponderEliminar
  4. Afinal é preciso alguem dar a cara, mesmo que seja crussificado como está a ser José David, que sem estratégias eleitoralistas, mas com todo o direito a tal exercicio de cidadania, mesmo com o BE, denunciou o negócio que se preparava para a gestão da água we saneamento.
    Curioso é vir agora o presidente da Camara dizer, que tambem ele consedera ser necessário reflexão, quando é sabido que não gostou nada de ser visto como edil de um concelho que não aprovou a proposta de parceria.
    O caminho é defacto continuar alertar para o que de facto está no horizonte desta estratégia, ou seja a privatização e o aumento de preços...

    ResponderEliminar
  5. Obrigado. Brevemente darei alguns pormenores sobre o contrato de parceria que motivaram a minha discordância e os meus receios.

    ResponderEliminar
  6. O que é grave e caricato foi que Manuel Oliveira, Conceição e José Américo abstiveram-se numa proposta apresentada por eles, mas o que é isto? acho que nem tem qualificação, palavras para quê, os familiares estão garantidos.

    ResponderEliminar