quinta-feira, 18 de junho de 2009

Para reflectir sobre a importância da água

Curiosamente hoje no Jornal de Negócios a Patrícia Abreu tinha um texto sobre o sector da água com recomendações de investimento e do qual transcrevo:

"Com a população mundial a aumentar e as reservas limitadas, a água torna-se um bem cada vez mais precioso e abre boas oportunidades de investimento. Ao contrário das outras matérias-primas, a água não tem nenhum bem substituto. Com as reservas de água inalteradas há milhões e milhões de anos, enquanto a população não pára de crescer, este torna-se um bem cada vez mais precioso e escasso. Apesar de cerca de 80% do planeta estar coberto por água, apenas uma ínfima percentagem deste valor é potável e própria para consumo. Assim sendo, surge aqui uma oportunidade de investimento única, com um potencial de crescimento significativo.
Em 2025, estima-se que 1,8 mil milhões de pessoas deverão viver em regiões com grave escassez de água. Com os hábitos de consumo inapropriados e a poluição a aumentar, a água torna-se um bem cada vez mais precioso. Nos Estados Unidos, por exemplo, o consumo médio diário supera os 500 litros, enquanto que 80 litros por dia é o valor considerado suficiente para a manutenção de uma pessoa em bons níveis de saúde e higiene. Os excessos de uns tornam-se, por isso, a escassez de outros e, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase cinco milhões de crianças com idade até aos cinco anos morre com doenças causadas pelo consumo de água contaminada."

Sem comentários:

Enviar um comentário