quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vive-se a mais terrível crise mundial de que há memória e em Portugal assobiamos para o ar!

Ontem, nem a Alemanha conseguiu financiar-se nos mercados internacionais! Esta manhã vi declarações dos mais altos dirigentes sindicais que pareciam viver numa galáxia diferente como se nada do que acontece com a Itália, a Espanha, a França, a Alemanha e por aí fora, tivesse a ver com Portugal. Seguem-se alguns dos comentários sobre o facto da Alemanha não ter conseguido colocar ontem a dívida pública que pretendia. O que é que nós temos a ver com isso? Imaginem que crédito merecerão as empresas portuguesas! E sem crédito, não há investimentos (e às vezes nem a possibilidade de pagar despesas correntes como salários) e sem investimentos aumentará ainda mais o desemprego. A propósito, não notam como a nossa carteira fica mais leve sempre que vamos atestar o depósito de combustível?

"Este leilão não é nada menos do que um desastre para a Alemanha. Se a nação mais forte da Europa tem este tipo de dificuldades para conseguir capital, devemos temer os próximos leilões noutras nações europeias", declarou à Bloomberg o analista Mark Grant.

É mesmo isso que também defende à mesma agência de informação o estratega Marc Ostwald. "Não me consigo lembrar de um pior leilão. Se a Alemanha apenas consegue alcançar este tipo de participação, o que esperar do resto?", questionou-se.

"A crise sistémica na Zona Euro está a percorrer o seu caminho até países que são solventes e que têm economias competitivas, como a Alemanha. Eles estão na Zona Euro, logo a crise dissemina-se até eles", comentou à agência Fredrik Erixon.

Sem comentários:

Enviar um comentário