sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Água é um negócio altamente apetecível

"Sendo de procura quase inelástica, a água é um negócio altamente apetecível e, porque ninguém pode viver sem água, uma responsabilidade social elementar de que o Estado não pode demitir-se".
Manuel António Pina, "Jornal de Notícias", 11-09-2009

2 comentários:

  1. A pressão sobre a água conduz à redução da sua quantidade. A sobre-exploração de aquiferos ou o desvio dos curso de água, diminuem também a sua qualidade. É possível reduzir a utilização dos recursos hidricos aumentando a utilização de fontes não convencionais. O acesso à água não chega ainda a todas as pessoas por falta de redes de abastecimento de água ou de sistemas de tratamentos de águas. É possível promover uma política global mais virada para os riscos da sua utilização, através do pagamento de acordo com o volume utilizado, combinar entre selecções de culturas utilizadas na agricultura e metodos de irrigação próprios para esse fim, sensibilizar a população, promover o ensino da sua utilização sustentavel nas escolas, tratamento de fugas de água nos sistemas de tratamento e incentivos para utilização de águas residuais tratadas, entre outras.
    A politica da água deve ter como objectivo o acesso de água potavel as populações.
    Assim, sendo um bem essencial, deverá ser a sua distribuição da única e inteira responsabilidade do Estado.

    ResponderEliminar
  2. Gostaria que se aplicasse à àgua, bem como a outros preciosos bens que a natureza nos oferece, aquela frase:
    "Não herdámos dos nossos pais, mas pedimos emprestado aos nossos filhos"
    Se este principio fosse respeitado por quem tem poder decisório e, com a sua atitude condiciona o futuro, decerto seríamos lembrados, um dia, com mais admiração.

    ResponderEliminar