sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Arte Xávega

A CENÁRIO - Centro Náutico da Ria de Ovar sedeada no Cais do Puxadouro em Válega está a fazer uma notável operação de conservação e recuperação do barco de Arte Xávega "Senhora da Graça" junto ao Posto de Turismo do Furadouro, no âmbito do protocolo que celebrou com a CMO. Os meus parabéns pela paixão, dedicação e qualidade com que o fazem.

5 comentários:

  1. Há cerca de 15 dias(nem tanto)fui passear pelos cais da ria em nosso redor, porque me dá dó o estado lastimoso do cais do Puxadouro em Válega. Património da UNESCO (se bem me lembro), estudos da Universidade de Aveiro e não só...blá, blá, blá!
    Fui conhecer os outros; comecei por Pardilhó, onde já tinha ido antes de alguma remodelação, está bom. Comparado com o Puxadouro está excelente; escola de canoagem, bar, acessos, zona envolvente, estacionamento...
    Depois fui (fomos) ao cais do bico na Murtosa! Como diz o povinho (queira desculpar a "fraseologia"): "...até me caíram ao chão!"
    A praia, a zona de merendas,o restaurante, o porto de abrigo, as "marinas" (3)...

    Fiquei triste! Fazendo todos eles parte da Ria de Aveiro (Puxadouro/Pardilhó/Bico) sendo o de Válega (Pxadouro) património e também blá, blá,a diferença estará na (in)capacidade dos políticos da nossa terra (Ovar/Válega) ou na (di)gestão dos dinheiros de todos nós?

    Ovar parece uma cidade fantasma de um qualquer filme passado no Far West; só faltam aqueles rolos de detritos errantes por acção do vento!
    Tenho orgulho da nossa terra (que adoptei por opcção consciente) e das nossas gentes, tenho vergonha e repulsa pelos responsáveis pela nossa estagnação.

    Camoesas

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com a apreciação que faz tanto no que respeita aos cais localizados no nosso concelho, como os referidos nos municípios de Estarreja e Murtosa. O projecto Polis da Ria foi aprovado em 2008 e a empresa está concluida. Vão ser investidos quase 100 milhões de euros em 4 anos na recuperação da Ria, da bacia hidrográfica que a alimenta (Vouga, Caster, etc), na Barrinha, nas praias de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro. O município de Ovar vai participar com mais de 2 milhões de euros. Se forem bem aplicados estes milhões requalificarão a frente de mar e ria e o nosso concelho poderá ganhar relevância turística. Se parte significativa do dinheiro for gasto em despesas de estrutura da empresa será uma oportunidade perdida e irrecuperável.

    ResponderEliminar
  3. Caro blogger David Almeida,

    Felicito-o por este seu blog e muito prezo a sua resposta ao meu primeiro comentário, obrigado.

    Na sua última frase disse tudo: "Se parte significativa do dinheiro for gasto em despesas de estrutura da empresa será uma oportunidade perdida e irrecuperável.
    "
    Esse é o meu medo e tenho, como dizia Artur "Aldraban", muito medo. Medo que nada ou pouco se venha a concretizar com estes 59% de 96 milhões de Euros de fundos comunitários.

    “(…)O programa, que terá a ParqueExpo como entidade responsável pelo desenvolvimento dos projectos, compreende um investimento global de 96 milhões de euros, entre 2009 e 2012. O financiamento será suportado por fundos comunitários em 59 por cento(…)«É uma aposta política do Governo que tem os seus riscos, com a perspectiva positiva de trabalhar com os municípios e de aproveitar os fundos comunitários», sustentou Ribau Esteves na apresentação(…)”

    http://diario.iol.pt/ambiente/aveiro-polis-ria-de-aveiro-costa-ordenamento-iol/1009131-4070.html

    Rolando Borges Martins (Presidente da Parque Expo em Março 2009
    “(…)sob gestão da Parque EXPO: Frente Ribeirinha da Baixa Pombalina, Ajuda - Belém (estes dois no âmbito da Sociedade Frente Tejo) e o Polis Litoral da Ria Formosa. Já no arranque de 2009 se seguiram os projectos do Polis Litoral do Litoral Norte e do Polis Litoral da Ria de Aveiro.(…)2008 foi marcado pela amortização do empréstimo obrigacionista com garantias do Estado, tal como previsto , no montante de 49,2 milhões de Euros, continuando assim a paulatina redução do grande endividamento da Parque EXPO desde os anos da Exposição Mundial, agora a caminho dos 200 milhões de Euros.(…) a actividade do ano de 2009 é perspectivada com prudência(…)

    http://www.parqueexpo.pt/vPT/Empresa/Mensagem/Pages/mensagem.aspx


    Não receio só a extrutura da empresa criada para o efeito mas também, a empresa responsável pela gestão dos projectos; uma empresa com uma dívida em 2008 de 200 milhões de euros e que já anuncia mau presságio para 2009...
    São empresas de mais para gerir fundos comunitários, só espero que o retorno não seja semelhante ao sucedido com os fundos que recebemos para a Agricultura (qual agricultura?) e a Pesca (qual pesca?)...

    Tenho medo, tenho muito medo! Medo que pouco ou nada mude no cais do Puxadouro e ...

    Camoesas

    ResponderEliminar
  4. PS

    Esqueci-me que ainda existe uma outra estrutura envolvida, a CIRA.

    http://www.cm-aveiro.pt/www//Templates/GenericDetails.aspx?id_object=27564&divName=242s244s249&id_class=249

    CIRA/Polis Ria de Aveiro SA/Parque Expo...

    É uma estrutura muito grande; são muitos empresários, muitos gestores, muitos funcionários, é muita gente !

    Espero que os fundos comunitários cheguem para todas as despesas e claro, estava-me a esquecer que também será necessário pagar à(s) empresa(s) que executarem os projectos.

    Camoesas

    ResponderEliminar
  5. Caro Carlos Camoesas,
    Realmente disse tudo. São também esses os meus (grandes) receios. O próximo executivo terá que manter uma atitude de permanente e exigente acompanhamento deste projecto sob pena de se gorarem as expectativas de há tantos anos. A próxima geração não nos desculparia.

    ResponderEliminar