quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Cinco mortos na Linha do Douro



Como é possível que num País onde a segurança é negligenciada ao ponto de persistirem arcaicamente passagens de nível sem guarda, se mobilizem meios financeiros astronómicos para fazer um TGV pelo País inteiro? Desta vez foram 5 mortos na Linha do Douro. Antes de rasgar o País de Norte a Sul e de Nascente a Poente exijamos o mais elementar: acabem-se com as passagens de nível sem guarda e coloquem-se automaticas; na linha do norte acabem-se de vez com as passagens de nível. Quantas mais tragédias terão de acontecer para que nos indignemos?

6 comentários:

  1. É o mesmo País que inventa um chip para as matrículas dos automóveis, com o argumento de que isso será bom para o controlo das autoridades e para as seguradoras; quando na verdade o objectivo principal é poder cobrar de forma automática as tão badaladas (agora em banho maria) portagens nas vias rápidas que nós pagámos e que parece não serem nossas!!!

    ResponderEliminar
  2. As grandes obras e investimentos como o TGV, dão visibilidade aos políticos, fazem com que entrem na história e dão muito dinheiro a muita gente e gentinha também. Infelizmente é possível, em Portugal.
    Tal como a apressada decisão de pavimentação de ruas sem que esteja satisfeita uma necessidade básica da população; saneamento...Básico! Infelizmente é possível em Ovar mas, isso são outros "carnavais"...

    Camoesas

    ResponderEliminar
  3. Caro Zé David
    Infelizmente, a verdade é que existem ainda muitas por esse País fora. Ao longo dos últimos anos tem-se verificado acidentes atrás de acidentes, mas o que vale a vida humana perante a economia? O TGV é nacional, as mortes na linha do Douro apenas diz respeito a quem aí vive (com todo o respeito). É assim que pensam os políticos deste País.

    ResponderEliminar
  4. Dar prioridade a um TGV que fará os portugueses arcarem com tão grande despesa mas depois deixar para segundo plano o fim às passagens de nível sem guarda (já nem falo de construção de desniveladas em todos os locais!) não é saber hierarquizar as verdadeiras necessidades do país! É a Política que temos, infelizmente...

    ResponderEliminar
  5. O grande problema será saber se o investimento efectuado com o TGV, alguma vez terá o retorno dos custos que lhe estão associados não só em termos nacionais mas também regionais. Por outro lado, o timing para iniciar este projecto deixa muito a desejar. Com a crise que o País atravessa fazer investimentos como estes são de alto risco, podendo hipotecar o nosso futuro e o dos nossos descendentes.

    ResponderEliminar
  6. De facto, não faz sentido fazer um TGV e deixar a linha do Tua abandonada (e outras..) passagens de nível sem guarda,pontes a cair,etc..etc..
    Mas os actuais políticos vivem a fazer de conta:Fazem de conta que se preocupam com as pessoas idosas, com os jovens,com o desemprego,com a crise, com o ambiente,..
    E pior!Fazem de conta que o dinheiro é deles e que são os donos deste país!E que nós estamos cá para que eles se sirvam de nós! Do meu voto não servem, não!

    ResponderEliminar