sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Votar é um dever cívico. Exerce-o em consciência!

Queres verificar o local onde deves cumprir o teu dever cívico e conhecer o teu Nº de eleitor?
Vai a: http://www.portaldoeleitor.pt/Legislativas2009/Eleicao.aspx, digita o teu Nº B.I. + data nascimento e verás.
No próximo Domingo não deixes de exercer o teu direito de voto.
Votar é um dever cívico.
Vota e aconselha a votarem também.

1 comentário:

  1. A politica pode ser entendida como tudo o que se relacione, de uma maneira ou de outra, com o governo dos homens. É a organização do poder, exercicio e conquista da autoridade, constituídas para esse fim,com todas as tensões internas e conflitos externos. O estudo destes factos sociais é o das sociedades, uma ordem de realidade autónoma que tem uma especificidade própria, das suas relações,de direito e de facto, das considerações de principio que fixam o seu lugar no conjunto e das relações de força, de poder ou de riqueza que os aproximam ou opõem. A quem se propoe estudar conjuntamente os fenómenos político e o social, depara com esta causalidade recíproca ou circular.
    A democracia renova-se com a vitória dos aliados na Grande Guerra Mundial e pode ser interpretada como o triunfo sobre o antigo regime, os impérios autocráticos, os regimes autoritários. A democracia assenta os seus principios em igualdade, soberania popular, liberdade e igualdade social.
    No dealbar do século XIX o sufrágio universal mantem a incapacidade jurídica de grande parte da população sendo o direito de voto apenas concedido aos cidadãos do sexo masculino.
    Para ser plenamente democrático, o voto deve ser também plenamente livre, exigindo que nenhuma pressão se exerça sobre os eleitores, que a consulta seja sincera, que o escrutínio seja honesto.
    O eleitor deve escapar ao controle da administração, à pressão dos notáveis, à corrupção. Ao depositar o voto nas urnas, cada eleitor, implicitamente, condena o recurso à violência para mudar as instituições. Todo o eleitor dispõe a partir de então, de um meio para modificar legalmente o curso da política, para substituir os detentores do poder.
    Não nos olvidemos que muitos dos nossos antepassados espalhados por esse mundo, foram perseguidos e executados para que hoje, todos e cada um de nós, possa livremente exercer esse direito civico.
    Respeitar esses sacrificios é nosso dever, assim como, é nosso dever defender o futuro dos nosso filhos.
    Votar, é mais do que um direito. UMA OBRIGAÇÃO

    ResponderEliminar