terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ainda sobre a Renault - Nissan

Bem me parecia que tinha que haver muito mais história para terem decidido suspender a construção da nova fábrica em Cacia. E deve ter ainda outros capítulos. A região de Aveiro e o País vão perder um investimento que potenciaria as exportações e reduziria a dependência dos consumos energéticos a partir dos hidrocarbonetos, embora do ponto de vista ambiental, tenha dúvidas sobre o impacto de longo prazo, tendo em conta o curto período de vida útil das baterias.

In Jornal de Negócios de hoje:
"Nissan: "Fim dos incentivos aos veículos eléctricos é grave"

A Nissan faz questão de frisar ao Negócios que não há uma relação de causa-efeito entre a decisão de suspender o investimento de 156 milhões de euros na construção de uma fábrica de baterias em Aveiro e o fim dos incentivos aos veículos eléctricos, mas lembra que a decisão do novo Governo "é grave".

Recorde-se que o Governo de José Sócrates criou um sistema de incentivos à mobilidade eléctrica, que previa a concessão de um montante de cinco mil euros aos primeiros cinco mil compradores de veículos eléctricos - um investimento de 25 milhões de euros. A esses cinco mil euros acresceriam 1.500 euros caso o comprador desse o seu carro para abate.
Com a nova proposta de Orçamento do Estado para 2012, o prazo para a concessão do subsídios foi encurtado em um ano, passando a data limite de 31 de Dezembro de 2012 para 31 de Dezembro deste ano, ou seja, dentro de 18 dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário