segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

TAP poderá vir a pagar subsídios de Natal e férias em 2012

in JN de hoje: "A TAP está a negociar com o Governo uma eventual alternativa à eliminação dos subsídios de férias e de Natal, medida prevista no Orçamento do Estado, disse o presidente da transportadora, sem adiantar que solução está em cima da mesa.


foto Global Imagens/Arquivo

Trabalhadores da TAP poderão vir a receber subsídios

"Estamos novamente a conversar com o Governo para ver de que forma podemos adaptar o sistema da TAP a essas novas necessidades [de medidas de austeridade]", afirmou , esta segunda-feira, o presidente da companhia aérea, realçando que ainda nada está definido neste momento.

Em declarações aos jornalistas, Fernando Pinto adiantou que "a vontade é sempre procurar ter o menor custo para os trabalhadores e, ao mesmo tempo, adequar às necessidades da economia do país".

O presidente da TAP recordou que, no início do ano, a companhia aérea teve "um problema semelhante", por "não conseguir seguir à risca as orientações do Governo", então liderado por José Sócrates, de reduções salariais nas empresas públicas.

Este ano, os funcionários públicos e os trabalhadores do Sector Empresarial do Estado - de modo a ajudar a que as empresas reduzissem os custos operacionais na ordem dos 15% - viram os seus ordenados acima dos 1500 euros diminuir em 5%. A TAP negociou com o Governo um regime de excepção, que permitiu aos trabalhadores da TAP terem cortes nos subsídios em vez de nos salários.

O Orçamento do Estado para 2012 prevê "a eliminação dos subsídios de férias e de Natal para todos os vencimentos dos funcionários da Administração Pública e das empresas públicas acima de mil euros por mês", uma medida com o objectivo de garantir o cumprimento dos acordos internacionais."

Sem comentários:

Enviar um comentário