segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Avanço do mar a norte do Furadouro




É muito preocupante, diria mesmo assustador, o avanço do mar na zona da praia de S. Pedro de Maceda e sobre a duna primária entre aquela praia e a do Furadouro. Se a duna for destruida, a zona seguinte será rapidamente inundada pois tem uma quota mais baixa.

33 comentários:

  1. felizmente o vereador das obras, o Zé Américo, vai ter de arranjar outro emprego e assim nos livramos de quem, ainda que se apresente como antigo ambientalista dos Amigos do Caster, só contribuiu para alimentar patos bravos na linha do que vinha sendo seguido na politica da cedencia á pressão do betão no litoral (exemplo do Furadouro). Postura de insensibilidade ambiental e defesa da orla costeira que por ele aprova todos os projectos que aparecessem para cima das dunas.
    Agora resta pedra sobre pedra, solução que não parece ser eficaz, para álem dos custos no orçamento de estado e na descaracterização da costa agravado ainda com o avanço das águas do mar.
    Repensar tudo isto é preciso, porque conclusões dos maleficios e consequencias estão bem exposta no livro "Praia dos Tubarões".
    Este é um bom tema para a campanha de Zé David...
    Força

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, não vejo na lista p/ a camâra do BE alguém com competências técnicas para agarrar este problema e resolver de uma vez o avanço do mar no nosso concelho.
    Temos um excelente homem para as contas e para a acção social, mas falta o resto.
    Aliás dos candidatos apresentados nas várias listas vejo muitos UDPs, PSRs e outros defensores da revolução permanente...
    O Alcides é um grande flop...Durante uma década mostrou realmente o que vale em Esmoriz:ZERO!
    Contudo não são só aspectos negativos: Já se conseguiu que o sobrinho do presidente desaparecesse do mapa.
    Apesar de tudo felicidades.

    ResponderEliminar
  3. Agora sim??? Estou perplexa! não, estou estupefacta! melhor, não sei o que sentir neste momento!!!
    O BE vai pescar os restos do PS para ser o cabeça de lista para as autárquica, isto é demais!!é que por aquilo que eu sei o senhor David Almeida foi militante do PS e apoio a Recandidatura do actual presidente para a próximas eleições!!! e pelos vistos esteve durante 4 anos ao lado do mesmo!
    O BE não tem mais ninguém !!! o senhor José Lopes por exemplo , ou outros elementos competentes para assumir essa responsabilidade??
    estou desiludida com o BE,para mim chega de palhaçada!!

    ResponderEliminar
  4. Não quero fazer de advogado do diabo,mas se alguém trabalha e trabalha é o sr.José Lopes.Não lhe bata.Quanto ao resto, pode ter razaõ e tamb~´em pode não a ter.Isto depende da perspectiva do utilizador.

    ResponderEliminar
  5. Isto só pode ser brincadeira de Carnaval.Vamos jogar ao Entrudo para esquecer mágoas.Uns copitos também ajudam.

    ResponderEliminar
  6. Estes Labregos, Fundamentalistas e Ceguinhos com palas laterais que só sabem tentar denegrir este Blog, vejam-se ao espelho primeiro e depois escrevam. Ovar precisa é de seriedade, nova politica e paz, para deixar de ser de um Grupo de Amigos e Fam......

    ResponderEliminar
  7. Que riso!Ridículo.Força!Avante Camaradas!Ah!Ah!

    ResponderEliminar
  8. Preplexa fico eu, ovarense por ler estes comentários que nada acrescentam à campanha política seja de que partido for, muito menos beneficiam o concelho de Ovar. Discutam ideias, critiquem propostas, não pessoas que tudo têm feito pela luta dos interesses dos ovarenses, isentos de quaisquer outros interesses que não o bem-estar de todos os munícipes e a prosperidade do nosso concelho. Força Dr. David! Agora sim, definitivamente!

    ResponderEliminar
  9. Maria Conceição Costa Reis19 de agosto de 2009 às 16:46

    A água como o ar é uma das principais necessidades e um bem essencial para a existência de vida na Terra, sendo a disponível para consumo humano directo apenas de 0,03% do total existente. O homem é o principal poluidor de água, através das diversas actividades que desenvolve. A sobre-exploração de aquíferos, o desvio de cursos naturais de água e a sua poluição através da concentração de contaminantes e a sua salinização colocam ~em risco não só a existência humana como a de todos os ecossistemas a ele ligados. A utilização excessiva de algumas actividades, como o caso das pescas, aliada aos derrames acidentais de hidrocarbonetos nos mares, a recolha de corais para utilização na joalharia, contribuem para o agravamento da poluição dos recursos hídricos. O aumento da temperatura terrestre que provoca a fusão da água nos calotes polares, conduz ao aumento da água disponível, e em simultâneo, terá como consequência, a elevação do nível dos oceanos e a submersão de algumas zonas costeiras e a salinização das águas doces. Poderão ser tomadas medidas locais para combater estes problemas, entre os quais, evitar o desenvolvimento linear das edificações ao longo da costa; acautelar a existência de zonas naturais ou agrícolas vastas nas zonas já urbanizadas; evitar a abertura de estradas paralelas à costa; limitar à circulação pedonal a transposição das dunas; reduzir o transporte sedimentar de areias como forma de evitar o recuo da linha de costa; proceder á injecção de areias em quantidade suficiente para saturar a deriva litoral e interditar as explorações de inertes no litoral.
    Tudo o que não se verifica na orla costeira portuguesa.
    Porque é de nós que falamos.

    ResponderEliminar
  10. Caros Anónimos
    Restos? O dr. David? Tomara o PS ter por lá muitos restos destes. Ficaria bem servido. E 4 anos sempre do mesmo lado? Só por distracção. Quanto ao facto de Ovar necessitar de deixar de ser um Grupo de Amigos e de Fam... Acho que sim, esta candidatura independente, apesar de integrada nas listas do BE (relativamente às quais não me pronuncio), já peca por tardia. Há muito que o nosso Concelho tinha essa necessidade.
    Agora vamos discutir a água. É um assunto demasiado importante, e dela pode depender o nosso futuro individual e colectivo.

    ResponderEliminar
  11. Peço imensas desculpas se irritei os fãs do DR. David, acreditem que não é nada pessoal, não vou insultar ningém porque EU SOU EDUCADA!só acho que o BE está um pouco confuso! bolas nós somos de Esquerda e não de Direita!!que eu saiba estou a falar do BLOCO DE ESQUERDA, Eu estava a falar de pessoas com muito valor no BLOCO DE ESQUERDA!!!que poderiam ter assumido a responsabilidade de cabeça de lista do BE para as autárquicas.
    E se estamos em democracia algumas pessoas deveriam reler as suas mensagens em frente ao espelho para ver como são lindos!!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. Com calma, caro anónimo, com calma.E saber. E aprender.

    ResponderEliminar
  13. Maria da Conceição Costa Reis21 de agosto de 2009 às 13:32

    Numa notícia de última hora e largamente difundida pelas redes sociais dá conta de uma derrocada na praia Maria Luísa, em Albufeira, bem conhecida de muitos de nós.Esta situação tem tudo a ver com o presente tema:avanço do mar, excesso de construção, extracção de inertes, etc., etc.É isto que queremos?Desculpem amigos, a minha sobrevivência enquanto ser humano é muito mais importante do que 3 ou 4 listas políticas, a maioria mais do mesmo.Lá em Maria Luísa ficaram pessoas soterradas.Esperemos que não aconteça o pior e aprendamos humildemente as lições que a Mãe Natureza nos vai dando...e avisando.

    ResponderEliminar
  14. Vamos desviar as atenções para a água!
    Porque se começarmos a discutir as listas do BE, é uma desgraça! rsrsrs

    ResponderEliminar
  15. Caro Anonimo
    Então que nos diz sobre a água, rsrsrs?
    Já houve aqui alguém a dar a sua opinião sobre o assunto. Ou o assunto são as listas do BE?rsrsrs. Vamos esperar para ver as do PS, para ver o que dizem as pessoas, rsrsrs. Lá chegará a sua vez,rsrsrs...

    ResponderEliminar
  16. Vejo aqui muitos seguidistas do PS algo nervosos. É que está na hora de retirar da Câmara o lixo socialista que há 16 anos está a derreter o concelho vareiro e a escrever a sua história mais triste depois do 25 de Abril. Primeiro foi o França, que fugiu, agora era o Oliveira a querer raspar-se. Em 16 anos, com as enormes potencialidades do concelho, hoje deveriamos estar a celebrar um assinalável nível de progresso em vez de um atraso confrangedor e um concelho moribundo. É hora dos vareiros varrerem, de vez, os responsáveis por esta triste realidade.

    ResponderEliminar
  17. Não concordo com o ultimo comentário, mas quem o escreveu, esqueceu-se que um dos principais autarcas responsáveis pelo concelho de Ovar nos ultimos anos, é o candidato do BE.
    É necessário pensar bem o que se escreve!

    ResponderEliminar
  18. Concordo com o comentário anterior, e já agora gostava de colocar uma questão á Dra. ALBERTINA MAGALHÃES que faz parte da lista como nº 7 do BE para a câmara Municipal, pois ao visitar o Ovar virtual deparei com um comentário feito precisamente por essa senhora que ao participar num debate promovido pelo Movimento de Cidadãos do Concelho de Ovar (MCCO) PARA DEBATER O DESEMPREGO NO CONCELHO DE OVAR, Lamentava e comentava o seguinte.
    “os autarcas não podem deixar transmitir uma ideia de vazio, face ao momento que se está a viver. Uma referência ao vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, José David Almeida, do PS que participou no referido debate”

    ResponderEliminar
  19. ao acusador de pilatos que por aqui anda, seria bom lembrar que ficaria deveras envergonhado se fosse levantado o véu da verdadeira má gestão do colectivo socialista que há muito tentou estigmatizar o vereador Zé David, mesmo quando este fazia parte do executivo de maioria absoluta. Não queira senhor que se abra a boca sobre os podres do grupo do Largo 5 de Outubro que perdeu noção do que é democracia e deixou sem controlo um autarca no alto da sua arrogancia e intolerância intelectual, mal tratar tudo e todos, mesmo os seus colegas vereadores. Pois acredite caro comentador que só tinha a perder e quem sabe a desiludir-se perante tanta miséria que vai pelas bandas de quem, tal como Sócrates, impôs a lei da propotência com que esmaga qualquer laivo de pensamento ou posicionamento diferente do seu. Este foi certamente o pesadelo vivido pelo Dr. José David de que finalmente se livrou.
    Queira acreditar senhor, como eu acredito, que o vereador Zé David enquanto vice-presidente sofreu muito, para não virar as costas á luta e não entregar o ouro ao bandido, que só saberia desbarata-lo ainda mais com obras megalómanas...ainda que em critica aos desmandos do genero de Armando França, mas no essencial seguindo a mesma linha.
    Não nos diga então que acredita que Zé David deve ser metido no mesmo saco de gatos, quando ele se libertou ainda a tempo das garras afiadas de tanta gataria que se arranharam uns aos outros e agora, uns porque não conseguiram objectivos mais altos tiveram de recuar e assumir a responsabilidade da candidatura do PS à Camara e outros, para ter direito a uma aposentação sem sacrificios, sujeitam-se a permanecer no grupo, mesmo quando foram humilhados e desconsiderados pelos próprios camaradas. A tudo isto só mesmo a resposta digna de Zé David se subrepoe com a dignidade que lhe era esperada. É esta postura que merece agora o entusiasmo que está a crescer em torno da sua candidatura pelo BE AGORA SIM.
    Vamos a isso...

    ResponderEliminar
  20. Treta!!!!!
    Se sabem alguma coisa grave,como insinuam, desmascarem-na!
    Que coragem é essa?
    Lançam a poeira e depois não denunciam?
    Tacticas tipicas da extrema esquerda...

    ResponderEliminar
  21. É duna primária ou secundária??? Não foi voce Vice da C. M. Ovar ... o que fez por isso??????

    ResponderEliminar
  22. é muita maldade, vocês são do piorio que pode haver

    ResponderEliminar
  23. ó incomodado, não vês que essa coisa de denunciar é hipocrisia e cinismo, então a quinta dos ananáses não é subejamente conhecida do ministério do ambiente? e alguem lá vai por fim a tal escandalo e atentado ambiental? E o vereador das areias e das obras não sabe? e o presidente não sabe? Queria então que fosse o Zé David o valentão a por fim a tal regabofe... então não vês que na camara há um nucleo duro que como compreendes o Zé David não era aceite pela sua postura demasiado séria para lidar com certos negócios...
    Queiras ou não, goste ou não, os verdadeiros responsáveis continuam acantonados lá na camara, mas está a chegar a hora da verdade e quem sabe se depois vamos então saber muita coisa...que tens curiosidade em saber...
    Força AGORA SIM

    ResponderEliminar
  24. Caros Anónimos
    Quanta exaltação. Todos nós sentiamos que a candidatura do Zé David iria incomodar muita gente. A prova provada é que os militantes de outros candidatos se ncontram aqui para tentar denegrir a imagem do Zé David. Se o nosso candidato não oferece-se qualquer tipo de perigo, acham que eles se incomodariam a cá vir? E mais, só cá estão para a habitual politiquice do dizer mal, da calúnia, tipo muito comum em alguns sitios da nossa praça. O nosso candidato tem demonstrado que não entra nesse tipo de sujidades, limitando-se a discutir políticas e assumindo as suas posições de forma isenta e séria. Até já citam afirmações fora de contexto, tal qual jornalistas diplomados, para criar parangonas. Aqui, não contratamos jornalistas, não temos coroneis nem espiões. Aqui todos podem dizer o que lhes vai na alma, dentro de certos limites. Esta é a candidatura da verdadeira democracia e tolerância. É por isso que o candidato e todos os seus apoiantes se tornam demasiado perigosos para a oposição. Todos nós defendemos opiniões e valores, sabendo ouvir todas as opiniões embora não concordemos com muitas delas.

    ResponderEliminar
  25. ... ao que se sabe, cresce em cada dia o numero de apoiantes de diversas origens politicas à candidatura de Zé David, isto sim vai preocupar os senhores do poder e da bgovernação em alternância que tem dominado o país e a autarquia. Parece chegada a hora de os honestos e competentes terem uma palavra a dizer pela nossa terra. Finalmente já não era sem tempo.
    Vamos a isso...força AGORA SIM

    ResponderEliminar
  26. Quem são os apoiantes de diversas origens politicas?
    É que eu só vejo bloquistas e um ou outro elemento dispensado pelo PS...
    AGORA NÃO

    ResponderEliminar
  27. Caro Anónimo
    Dispensados do PS. Como se o PS tivesse que dispensar os seus militantes. São eles que se dispensam a si próprios. AGMilitantes com 19 militantes (como já alguém disse atrás)?

    ResponderEliminar
  28. Hehehehehehehehehe quem diz o que não deve ouve o que não querhehehehehehhehehehehehe

    ResponderEliminar
  29. 19 militantes do PS?
    Que fartura! rsrsrsrs
    E de outras origens politicas, quem são?
    É que não conheço nenhum. ehehehehehehe

    ResponderEliminar
  30. Caro Anónimo
    19 militantes. O que foi dito há algum tempo por alguem (neste blog), o número de militantes presentes na referida AG Militantes.rsrsrsrsrs
    Os outros deviam realmente estar neste blog, onde mora o interesse, não é verdade?rsrsrsrsrs
    Se não conhece nenhum significa que também estaria neste forum, o que implica bom gosto, não acha?rsrsrsrs

    ResponderEliminar
  31. receita medica para os responsáveis do ambiente ordenamento e afins:óculos de longo alcance para verem que o avanço do mar tem cerca de 20anos, pílulas para a amnésia que dura 364 dias, ate a chegada das câmaras de TV, e duas gotas de pouca vergonha também dava jeito, para terminar ainda temos RIA?????????

    ResponderEliminar